Outlook enviando mensagens “fantasmas”

A muito tempo eu sofria com o outlook enviando mensagens “fantasmas”, ou mensagem que não são localizadas na caixa de saída. Hoje vou mostrar como evitar que isso ocorra, e como corrigir caso venha a ocorrer.

O que são essas mensagens afinal? Essas mensagens “fantasmas” são na verdade confirmação de leituras de e-mails que não foram enviadas com sucesso. É extremamente comum ocorrer quando se tem uma conexão não estável com a internet.

O erro mais comum que ocorre é o erro abaixo:

A tarefa "xxxxxxxxx" relatou um erro (0x8004210B) : A operação esgotou o tempo limite de espera por uma resposta do servidor de envio (SMTP). Se você continuar a receber esta mensagem, contate o adminstrador do servidor ou o provedor de serviço de Internet (ISP). O servidor respondeu: 554 RFC2821 bounces are administraviveley denied

O erro pode ser também o erro 0x800CCC0F.

Para evitar que esse erro ocorra, precisamos desabilitar a resposta automática de confirmação de leitura, para isso precisamos ir em Arquivo > Opções > Email, e localizar a opção acompanhamento, e nessa opção marcar a opção Nunca enviar uma confirmação de leitura, conforme imagem abaixo.

Realizando esse ajuste, o Outlook irá impedir que seja enviado as confirmações de leitura.

E para reparar esse erro, existe duas maneiras, uma delas é mais fácil de fazer, porém é necessário saber as informações de configuração do e-mail, ou seja, é necessário excluir a configuração de conta e configurar novamente, isso fará com que esses e-mails “fantasmas” pendentes sejam cancelados, e ao configurar a nova conta ela não terá mais esses e-mails pendentes.

Agora se você não souber essas configurações, você pode baixar um programa de apoio, recomendo o programa MFCMAPI.

Após baixar o programa, você precisa logar na conta do Outlook que está com problema, para isso você precisa ir em Session > Logon, feito isso, você precisa entrar na conta do Outlook, se só tiver uma é só clicar em OK

logon to your profile

Após, ir no menu MDB > Default store > Open default message store…

Com o botão direito em Root container, clicar em Open Contentes Table

Open the root container folder

Em cada mensagem pendente que tiver, clicar em Abort Submit

Right click on the receipt

E depois Delete Message

Delete the read receipt

Feito isso, você terá deletado as mensagens pedentes e configurado seu Outlook para não gerar confirmação de leitura automática para as mensagens, e não irá mais ocorrer o erro.